O criador de Canários e/ou Exóticos deve fazer o máximo esforço para manter o aviário sempre “limpo”, ou seja, livre de poeiras, penas velhas ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se que estamos ainda no período de troca de penas dos pássaros e, assim como é constante a queda de penas, também deve ser constante a retirada das mesmas do aviário. Para isto o ideal é o uso do maçarico conhecido como vassoura de fogo.
Nunca descuide da manutenção do exaustor e fique atento com a ventilação, principalmente neste período de muita chuva e altas temperaturas. Se o seu aviário não tem boa exaustão, boa ventilação e iluminação (dentro do possível) devo dizer que os microrganismo, principalmente as bactérias e fungos, lhe agradecem, pois estas são as necessidades destes para proliferar no seu aviário.
Procure manter no aviário somente as instalações (gaiolas e voadeiras) e as aves. Se for possível, mantenha os alimentos (sementes, farinhadas) como também os bebedouros e comedouros de reposição, poleiros e qualquer outro complemento fora do aviário. Faça um bom programa de limpeza sistemática, ou seja, faça um calendário para a limpeza geral e parcial de forma organizada e contínua. Para isto elabore um calendário (para os dias de limpeza) que possa ser rigorosamente executado.
Segue abaixo uma dica, mas cada criador deve fazer o calendário de acordo com a sua conveniência.
Por exemplo:
- Faça uma desinfecção geral com a vassoura de fogo: lavagem do aviário sem nenhuma ave dentro → usar sabão mais agua sanitária, principalmente nos períodos pré e pós-cria e pós-exposições;
- O piso deve ser desinfetado no mínimo duas vezes por semana;
- O papel das bandejas devem ser trocados em dias alternados;
- Os poleiros, grades e bebedouros devem trocados a cada sete dias;
- Os bebedouros devem ser trocados uma vez por mês, sendo lavados no mínimo uma vez por semana.
Dr. William Cardoso Maciel – Médico Veterinário: CRMV 1204